Hino de Talhinhas
Regulamentos

A nossa Gente pelo Mundo

É sempre com muita satisfação que ouvimos falar de pessoas naturais da freguesia ou que nela têm as suas raízes familiares. Desta vez, falamos as meninas Joana e Mariana Asseiro , filhas de Drª. Teresa Serra Asseiro e Dr. João Deus Asseiro e netas de Baltide Asseiro e João Asseiro, naturais de Gralhós. Desde os três anos de idade que praticam a nobre arte da dança e hoje são já primeiras figuras em qualquer disciplina e dança na sua Escola. Nós próprios tivemos oportunidade de assistir a alguns espectáculos e testemunhar a arte e o elevado grau de disciplina que é exigida nesta classe de dança. Parabéns ao pais, parabéns aos avós. E a Arte da dança deve estar agradecida à Freguesia por estas duas jovens que ainda vão dar muito que falar.

É desde de criança que no Colégio Rainha Santa Isabel se começa a aprender a arte de dançar. A professora Paula Fidalgo tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, um trabalho exemplar na formação de crianças e jovens relativamente à dança. Nesta escola são leccionados vários tipos de dança: o ballet clássico (que é a base para todos os outros tipos de dança), a dança contemporânea, a dança moderna e as danças de carácter. A escola de dança participa todos os anos em diversos concursos nacionais e internacionais, como Dançarte, YAGP (Youth American Grand Prix), DWC (Dance World Cup), tendo por isso de se deslocar a diversos pontos do planeta. Em 2008, algumas das alunas deslocaram-se a Vancouver (Canadá), para o DWC, onde obtiveram duas medalhas de ouro e uma de prata, e a Ravena (Itália), para o YAGP, onde foram apuradas para a segunda fase do concurso. Em 2009, as alunas deslocaram-se a Nova York (2ªfase do YAGP), onde obtiveram excelentes classificações o que lhes permitiu ganharem estágios em companhias de dança mundialmente reconhecidas, e a Jersey (Inglaterra), para o DWC,  conquistando três medalhas de ouro, duas de prata e dois prémios especiais de melhor solista clássico. As alunas deslocam-se todos os anos a Faro para o concurso internacional de dança Dançarte, onde obtiveram este ano diversos prémios: duas medalhas de ouro, três medalhas de prata, duas medalhas de bronze e um prémio especial de melhor dueto. A Joana e a Mariana Asseiro são alunas da escola de dança. Praticam dança desde os 3 anos e ao longo dos tempos têm desenvolvido e aperfeiçoado esta arte. A escola de dança, assim como a sua professora e alunas já foram reconhecidas diversas vezes como se pode comprovar através dos prémios conquistados. A escola já apresentou muitos bailados, “A Bela Adormecida” , “A História da Dança”, “ O Lago dos Cisnes”, “O Quebra-Nozes”,  “Dom Quixote”, “Jesus Cristo Superstar”,  “Senhor dos Aneis” , “Giselle”, “Coppelia”, “ La Bayadere”, “Cats”,  “Corsário”, e o mais recente “A Dança Vive”. O bailado “A Dança Vive” foi uma compilação de várias coreografias clássicas, modernas e contemporâneas, criadas na íntegra pela professora Paula Fidalgo, e algumas delas apresentadas e premiadas em concursos internacionais de dança. É sempre nesta linha de trabalho e aprendizagem que a escola pretende continuar, para cada vez mais melhorar e tentar alcançar a perfeição dos movimentos.