Hino de Talhinhas
Regulamentos

Talhinhas comemorou 750 anos da sua história

A freguesia de Talhinhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, comemorou no passado sábado, dia 19, 750 anos da sua história. A data foi assinalada com o descerramento de uma lápide alusiva e com a inauguração da toponímia em Talhinhas e Gralhós, que passa a integrar nomes de personalidades com um papel de destaque na localidade.

Cândida Florinda Ferreira é uma dessas personalidades, cujo percurso foi relembrado numa intervenção a cargo do Dr. Manuel Cardoso, vereador do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Natural de Talhinhas, a professora e escritora foi a primeira mulher portuguesa a obter as insígnias doutorais.

As comemorações de que há 750 anos Talhinhas já figurava em documentos medievais continuaram em Gralhós, localidade anexa, onde foi celebrada uma missa solene em memória dos antigos autarcas da freguesia.

Seguiu-se a inauguração da sede da Junta de Freguesia e apresentação do site da instituição, acessível em http://talhinhas.jfreguesia.com. Além da Junta de Freguesia, o novo edifício alberga também o Pólo de Apoio Comunitário e o Espaço Iniciativa, projectos dinamizados pelo Projecto Trampolim em articulação com a Câmara Municipal, a Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros e a Junta de Freguesia de Talhinhas. A população tem ainda ao seu dispor um posto público de acesso à internet.

Posteriormente foi feita uma apresentação sobre a história de Talhinhas, pelo Dr. Carlos Mendes, Presidente da Associação “Terras Quentes”, à qual se seguiu a abertura da exposição de fotografia alusiva à freguesia. A exposição estará patente na sede da Junta de Freguesia até ao final do mês de Setembro.

A animação musical do dia este a cargo da Fanfarra de Vale da Porca, da Banda 25 de Março e do Grupo de Cantares de Castelãos.

Talhinhas é mencionada nas Inquirições de D. Afonso III de 1258 pelo facto de existir ali uma herdade cuja propriedade era atribuída à Ordem dos Templários. A freguesia pertenceu administrativamente à Corregedoria do concelho de Bragança até 1836, passando posteriormente para o concelho de Izeda. À antiga freguesia de N.ª Sr.ª da Assunção de Talhinhas é anexada em 1839/1840 a povoação de St.ª Cruz de Gralhós, actualmente designada de Gralhós. Após extinção do concelho de Izeda pelo decreto de 24 de Outubro de 1855, Talhinhas passa para a Comarca e concelho de Macedo de Cavaleiros.

Talhinhas está situada perto da margem direita do Rio sabor, distando cerca de 30Km de Macedo de Cavaleiros. De acordo com os censos de 2001, a freguesia tem 244 habitantes e 315 eleitores.

Das suas tradições religiosas destacam-se as festividades em honra de N.ª Sr.ª de Santa Cruz, no primeiro domingo de Agosto, de S. Tiago, no terceiro sábado de Setembro, e de N.ª Sr.ª de La Sallete, no terceiro domingo de Setembro.

Fonte: www.cm-macedodecavaleiros.pt