Hino de Talhinhas
Regulamentos

Concurso de bovinos em Gralhós

O Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa de 2010 decorreu no dia 11 de Setembro em Gralhós, na freguesia de Talhinhas. O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Organização de Produtores Pecuários, em colaboração com a Junta de Freguesia de Talhinhas, Associação de Criadores de Bovinos de Raça (ACRB) Mirandesa e a orientação técnica dos Serviços de Veterinária da Região Norte e da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

O concurso tem como objectivo estimular e orientar os criadores de animais de Raça Mirandesa, para a obtenção de carne de qualidade superior. Ao certame só puderam concorrer animais pertencentes ao concelho de Macedo de Cavaleiros e devidamente inscritos no Livro Genealógico dos Bovinos de Raça Mirandesa.

O júri de classificação foi nomeado pelos Serviços de Veterinária da Região Norte e pela ACRB Mirandesa, tendo sidos premiados os melhores exemplares das seguintes secções:

• 1ª - Touro (a partir dos 36 meses de idade)
  • 2ª - Novilhos com o 1º desfecho (idade superior a 18 meses e igual ou inferior a 36 meses)
  • 3ª - Novilhos sem desfecho (idade superior a 1 ano e inferior a 18 meses)
  • 4ª - Vacas com mais de 24 meses e menos de 3 anos
  • 5ª - Vacas com mais de 3 e até 5 anos (têm de ter um registo de parto há menos de 12 meses à data da realização do concurso)
  • 6ª - Vacas com mais de 5 anos (têm de ter um registo de parto há menos de 12 meses à data da realização do concurso)
  • 7ª - Novilhas sem desfecho (idade superior a 1 e inferior a 18 meses)
  • 8ª - Novilhas com o 1º desfecho (idade igual ou superior a 18 meses e inferior ou igual a 24 meses)

Foi ainda atribuído um prémio de presença, no valor de 20 euros, a todos os criadores de animais que não tenham obtido qualquer prémio.

O produtor Luís Manuel Choupino Reis foi o grande vencedor, com três vitórias, outros tantos segundos lugares e ainda três terceiras posições. O produtor José Francisco Martins arrecadou um prémio para a freguesia com um triunfo na categoria de novilhos sem desfecho.